A convenção do União Brasil realizada no Ginásio de Esportes da Escola Municipal Luiz Eduardo Magalhães, em Mucuri, na manhã deste domingo (04/08), confirmou em clima de festa os nomes de Robertinho e Vanderlei Rezende para uma nova disputa da Prefeitura Municipal nas eleições de 6 de outubro de 2024. Além de prefeito e vice, a convenção – que contou com a participação do deputado estadual Carlos Robson “Robinho” (UB) – confirmou a lista dos 42 pré-candidatos a vereadores da coligação com os partidos PP e AVANTE – além do NOVO que possui outros 14 pré-candidatos.
A convenção foi um evento repleto de emoção e alegria e entusiasmo, pois a multidão presente demonstrou um clima espontâneo e cheio de amor, criando uma atmosfera de acolhimento e entusiasmo. Nem o tempo chuvoso impediu o público de comparecer à festa que consagrou Robertinho e Vanderlei candidatos à reeleição em Mucuri. O radialista Beto Ramos, considerado o locutor de palco mais experiente e requisitado desta tríplice mesorregião de estados, como sempre, foi um dos pontos altos do evento. Com seu carisma e talento, Beto Ramos conseguiu elevar o ânimo do público, tornando a celebração ainda mais animada e especial, principalmente com a chegada do prefeito Robertinho ao recinto, onde o engajamento popular reforçou o desejo político dos mucurienses em torno do político.
Os participantes elogiaram a organização do evento e a capacidade do União Brasil de reunir tantas pessoas em um ambiente de confraternização e apoio mútuo ao nome do prefeito Robertinho. O deputado estadual Robinho, disse em seu discurso, que os resultados administrativos, a razoabilidade, a coerência, a paz governamental, o ajustamento e a organização do atual governo do prefeito Robertinho, são demonstradas na união pela continuidade do trabalho, tanto que ele retorna as convenções partidárias para o processo de reeleição, acompanhado do seu atual vice-prefeito Vanderlei Rezende para que juntos façam uma nova caminhada na busca da renovação do mandato no município de Mucuri.
Com o slogan “A força do nosso trabalho é você”, a convenção do União Brasil, mesmo com o tempo chuvoso, reuniu uma multidão de pessoas vestidas de azul, oriundas de todos os lugares e pontos do município de Mucuri. O local ficou pequeno para tanta gente que tanto esperou por este momento, de ver e ouvir o prefeito Robertinho anunciando que será candidato a prefeito novamente da sua terra, após conquistar uma aprovação popular da sua gestão, superior a 70%.
O atual vice-prefeito e novamente escolhido para ser candidato à reeleição na chapa com Robertinho, o empresário Vanderlei Rezende Figueredo, se disse orgulhoso e feliz de continuar mais esta caminhada ao lado do seu amigo Robertinho, que tanto fez e continuará fazendo pelo município de Mucuri. “Tenho certeza que vamos estar a partir de hoje escrevendo uma nova linda história para nossa gente, porque aqui é uma terra acolhedora, de gente trabalhadora e que teve seu orgulho restaurado no peito na gestão do meu amigo Robertinho”.
E acrescentou o vice Vanderlei Rezende: “Nosso grupo é formado por pessoas unidas que estão sempre juntas para fazerem cada vez mais pelo desenvolvimento econômico, social, cultural, educacional e neste nosso governo, estamos sendo também referência na saúde pública e na infraestrutura. E no nosso próximo mandato, Robertinho vai definitivamente preparar o município de Mucuri para os próximos 50 anos, porque somente ele é capaz de sonhar alto e realizar com altivez em favor do bem-estar do nosso povo”, destacou Vanderlei Rezende.
Já o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” iniciou sua fala agradecendo o União Brasil pela organização da festa e se emocionou inúmeras vezes diante das manifestações de carinho do público e ao lembrar da sua trajetória ao longo dos últimos 32 anos de militância na política de Mucuri. Disse que hoje ele administra com planejamento e inteira responsabilidade, absolutamente sem nenhuma vaidade e reforçou que prefere perder as eleições do que cometer loucuras, como endividar o município, vender secretarias e firmar acordos criminosos para atrair pessoas inescrupulosas que se intitulam de lideranças objetivando assaltar o município.
O prefeito Robertinho, ainda no seu discurso discorreu pelo menos 44 das suas mais importantes obras que executou neste seu atual mandato, lembrando das primeiras ações que realizou ainda no primeiro ano de mandato, em 2021, como as obras que revitalizou três trechos da BA-698 na região do Rio Coca Cola, estrutura urbana que levou para o bairro 1º de Maio e a implantação da primeira Maternidade Pública Municipal, em Itabatã. Lembrou das Clínicas Municipais de Fisioterapia que implantou em Mucuri e Itabatã, a construção do novo Terminal Rodoviário de Itabatã, dos Mercados Municipais que construiu em Mucuri e Itabatã e tantas outras grandes obras e benfeitorias. E por fim, fez um apelo à população, nas eleições de 6 de outubro, que vote nos candidatos a vereador ligados ao seu palanque.
Convenções
As convenções fazem parte do calendário oficial da Justiça Eleitoral e são um requisito necessário para as legendas e federações que desejam lançar políticos na disputa. O prazo termina nesta segunda-feira, dia 5 de agosto. Os outros dois pré-candidatos a prefeito no município, Paulo Alexandre Matos Griffo, o “Paulinho de Tixa” (PSB) e Gecivaldo Maciel de Oliveira, o “Gelson da Padaria” (PSD), realizaram suas convenções neste último sábado (03/08).
Quem é Robertinho
Roberto Carlos Figueiredo Costa, popularmente conhecido por “Robertinho” é um tabelião, bacharel em Direito, especialista em Direito Registral e Notarial, e em Gestão Pública e político brasileiro filiado ao União Brasil (UB). Robertinho é o atual prefeito do município de Mucuri (gestão 2021/2024), cargo que ocupou anteriormente de 1993 a 1996 e de 2001 a 2004. Eleito pela última vez nas eleições de 15 de novembro de 2020 com 6.355 votos (28,73%) ao derrotar o também ex-prefeito Paulo Alexandre Matos Griffo (PSB) com 6.238 votos (28,21%).
Filho ilustre do município de Mucuri, começou a construir sua história ainda criança no distrito de Taquarinha. Nascido numa família pobre e afrodescendente “Robertinho” começou sua vida trabalhando. Na infância já era um vendedor de picolés e salgadinhos, o menino se tornou engraxate e posteriormente vendedor de hortaliças e peixes na feira livre. E já na adolescência virou office boy de um Cartório.
Em 1984, por meio de concurso público para Oficial de Registro Civil de Pessoas Naturais com Funções Notarias, realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, foi aprovado em 1º lugar, nomeado logo depois na condição de Oficial de Registro Civil e Tabelião de Notas do Cartório do distrito de Taquarinha, em Mucuri. E na sua andada pelo município registrando e casando as pessoas, por muitas vezes em comunidades humildes, ele era preciso emprestar a sua própria roupa para os casando, para que a cerimônia pudesse acontecer entre os noivos.
Como tabelião foi um dos principais bandeirantes do processo de instalação da comarca de Mucuri, no início da década de oitenta e na época, para facilitar a instalação do território jurisdicional e consequentemente a implantação do Fórum Pedro Fontes, além da sua função de titular no Cartório de Taquarinha, “Robertinho” também acumulou as funções de Oficial de Justiça, Avaliador Judicial e Oficial do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Mucuri.
Ingressou na política no final da década de oitenta a convite do ex-prefeito Gustavo Antunes Saúde, o “Gustavinho”, que administrou o município de Mucuri por três mandatos. Robertinho foi eleito prefeito pela primeira vez aos 27 anos, pela segunda vez aos 35 anos e pela terceira vez aos 55 anos. Antes de assumir o atual cargo de prefeito de Mucuri em 1º de janeiro de 2021, ele ocupava a função de subtabelião do Cartório do 3º Tabelionato de Notas de Salvador.
Fonte:Ascom