Na manhã desta sexta-feira (03/05), uma operação de resgate crítico foi realizada para salvar a vida de um bebê de apenas três meses, que apresentava sintomas graves de bronquiolite. A criança foi transportada de Itabatã para uma UTI pediátrica especializada na cidade de Jequié, Bahia, em uma ação coordenada e urgente.
O registro médico foi aberto em 29/04 após a admissão do paciente no Hospital São José de Itabatã, onde o tratamento necessário não estava disponível. O bebê chegou ao hospital apresentando taquipneia, saturação de oxigênio de 90% e dificuldade respiratória significativa. Apesar do tratamento com salbutamol e CPAP, houve piora no quadro clínico, exigindo a transferência.
A aeronave UTI aérea pousou no Aeródromo de Itabatã às 10:10 e decolou às 11:10, para a transferência urgente com destino à Jequié. Toda a logística utilizada no transporte terrestre desde o dia da internação da criança até o dia do transporte para o aeródromo foi realizada pelo servidor público, o diretor de transportes Ademilson, mais conhecido como “Dema”.
Segundo o secretário de Saúde Fernando Jardim, o transporte via UTI aérea só foi possível devido ao trabalho em equipe da secretaria de Saúde da prefeitura Municipal de Mucuri. O empenho pessoal do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, conhecido como Robertinho, nas tratativas com a SESAB – Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, foi de vital importância para que todas as providências fossem tomadas para salvar mais uma vida de um mucuriense.
“O prefeito Robertinho é dinâmico e atencioso em todas as questões do município, principalmente quando se trata de salvar vidas. Sempre cauteloso faz questão de buscar a solução que envolva maior brevidade possível”, afirmou Fernando Jardim, secretário de saúde.
Em declaração à nossa reportagem, o prefeito Robertinho reafirmou seu comprometimento e da sua equipe de Saúde da prefeitura de Mucuri e a resposta sempre rápida do governo do Estado nas solicitações urgentes do município. “Eu preciso manifestar aqui minha imensa gratidão às respostas sempre positivas do governo do Estado da Bahia aos apelos de urgências feitos por nós de Mucuri. A SESAB tem sido parceira nas centenas de vezes em que procuramos ajuda. E a nossa especial gratidão pelas dezenas de UTIs aéreas que nos são cedidas anualmente, que têm salvado muitas vidas de mucurienses. Essa é a nossa jornada, essa é a nossa obrigação. E precisamos realizá-las bem, com excelência. Não posso deixar de agradecer também aos nossos servidores da Saúde, que são colaboradores de incomparável importância. A eles também a minha gratidão”, declarou o prefeito Robertinho.
Fonte:Ascom/Mucuri Bahia