Sexta, 13 de Junho de 2025
21°C 22°C
Mucuri, BA
Publicidade
Anúncio

Adab descarta casos suspeitos de Gripe Aviária no Sul da Bahia

Gripe Aviária

Redação
Por: Redação Fonte: Bahia Notícias
30/05/2025 às 07h40
Adab descarta casos suspeitos de Gripe Aviária no Sul da Bahia

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) informou que ambos os casos que estavam sob investigação para síndrome respiratória e nervosa em aves, provenientes dos municípios de Ilhéus e Aurelino Leal, apresentaram resultado negativo para Influenza Aviária e Doença de Newcastle, a "Gripe Aviária". As amostras, coletadas pela Adab, foram analisadas pelo laboratório LFDA/MAPA, e o resultado divulgado na desta quinta-feira (29), classificando-se, portanto, como uma suspeita descartada.

Mesmo com os casos negativos, a Adab mantém as ações de vigilância. “A prioridade, nesse momento, é o atendimento à Síndrome Respiratória e Nervosa (SRN) em aves, reforçando a informação quanto à importância das medidas de biossegurança na produção avícola e os cuidados em evitar contato direto com aves doentes, mortas e seus dejetos”.

Segundo a médica veterinária e coordenadora de vigilância epidemiológica da Adab, Camile Andrade, são indicativos da doença sinais respiratórios e neurológicos, dificuldade respiratória, tosse, torcicolo, diarreia, uma alta mortalidade ou até mesmo uma queda abrupta na produção de ovos. “Nesses casos, a orientação é que não haja o manejo das aves e seja feito o contato imediato com a Adab”, alerta.

Para notificações, a Adab disponibiliza canais de atendimento como o site adab.ba.gov.br (no ícone de Notificação de Doenças e Pragas, na aba “Informações ao Produtor”), o telefone (71) 3194-2098/2099 ou presencialmente em um dos 383 escritórios espalhados pela Bahia. 

Também é indicado que, caso encontre aves silvestres residentes e migratórias com sintomas respiratórios e nervosos, ligue para o disque fauna do Inema, pelo telefone (71) 99661-3998 e caso algum humano tenha contato com aves com sintomatologia característica, entre em contato com a Divep, por meio do e-mail influenza@saude.ba.gov.br.

Fonte: Bahia Notícias 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários