Uma concorrida cerimônia pública no início da noite desta sexta-feira (12/07), a Prefeitura de Mucuri por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou as instalações de uma moderna Clínica Municipal de Fisioterapia no distrito de Itabatã, que trata-se da segunda unidade pública do gênero na história do município e uma das modernas do interior do Estado. A clínica é um espaço dedicado e exclusivo para o atendimento fisioterapêutico, prestado pelo poder público municipal. O equipamento fica situado na Avenida Marieta Gazzinelli, no bairro Triângulo Leal, no distrito de Itabatã, cuja avenida teve toda sua extensão de 1.900 metros iluminada com lâmpadas de LED. A primeira Clínica Municipal de Fisioterapia do município foi inaugurada em 12 de maio de 2023, na cidade de Mucuri e, que, em 1 ano de funcionamento, realizou 6.783 atendimentos.
No evento de inauguração das duas importantes conquistas públicas para à população de Itabatã, nesta noite de sexta-feira (12), o prefeito de Mucuri, Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), não compareceu à cerimônia em obediência a legislação eleitoral, tendo em vista que ele é pré-candidato à reeleição a prefeito do município. Os secretários municipais Robson Carlos (gabinete e administração), Fernando Jardim (Saúde) e a primeira-dama Lucimara Souto Figueiredo “Lucinha” fizeram as honras da casa. Ainda estiveram presentes os secretários Helder Campostrini (Finanças); Pedro Lago (Transportes e Limpeza Urbana); Nodje Walter (Assistência Social); Dalmo Costa (Educação); Victor Augusto (Obras e Planejamento) e Ronildo Brito (Meio Ambiente).
Antes da inauguração da primeira Clínica Municipal de Fisioterapia de Mucuri, os pacientes precisavam se deslocar para outras cidades da região ou dos estados vizinhos do Espírito Santo e Minas Gerais em busca do serviço ou pagar no mercado de saúde particular para se conseguir acesso a serviços ligados à fisioterapia motora, pós-operatória, neurológica e respiratória. Em um passado recente, algumas administrações contratavam os serviços por meio de empresas prestadoras do serviço. Nesta atual administração, o município conquistou a sua própria Clinica de Fisioterapia, aliás, agora são duas unidades, a da cidade de Mucuri, situada na Avenida Nova Viçosa, e a mais nova que acaba de ser entregue à população na Avenida Marieta Gazzinelli, no distrito de Itabatã.
A primeira Clínica Municipal de Fisioterapia de Itabatã, além de moderna e munida com os mais avançados e dinâmicos equipamentos, é composta por área de espera; sala de recepção para atendimento; instalações sanitárias femininas, masculinas e para pessoas com necessidades especiais; sala de avaliação infanto-juvenil com mesa e maca; sala de fisioterapia infanto-juvenil com três macas para atendimento; sala para avaliação de adultos com mesa de atendimento e maca; sala de fisioterapia adulto com três macas para atendimento, ao todo, são 7 salas de eletroterapia. E toda uma estrutura de acessibilidade para usuário se adaptar da melhor forma possível.
A assistente social Elizama Rapina Cabral, carinhosamente conhecida por “Nena”, coordenadora da unidade de Itabatã, disse que a nova Clínica Municipal de Fisioterapia foi implantada para abraçar as demandas e criar um espaço funcional e confortável para pessoas em processo de reabilitação. Com base em três tópicos principais: saúde, educação e lazer, o projeto buscará se aliar à criação de uma integração do paciente e proporcionar ambientes acessíveis, humanizados, espaços adequados e bonitos. “Itabatã ganha hoje um moderno equipamento com uma estrutura novíssima e pronta para receber os pacientes com todo conforto e comodidade, tendo em sua estrutura profissionais qualificados para atender todos os nossos usuários que necessitam de fisioterapia”, destacou a coordenadora Nena.
Conforme a fisioterapeuta Soraya Rocha Campelo Guimarães, coordenadora geral das Clínicas Municipais de Fisioterapia do município, a finalidade do projeto das clínicas foi proporcionar a construção de um local com humanização do espaço, flexibilidade e versatilidade, para a melhor cura do paciente. Cada Clínica de Fisioterapia conta com uma equipe especializada de médicos, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas, instalações amplas e instrumentos modernos, além de uma academia de fisioterapia com todo equipamento necessário para realizar os tratamentos.
“A gestão municipal está entregando hoje um equipamento extremamente moderno que vai trazer um conforto incrível aos nossos usuários do distrito de Itabatã. Ao longo dos últimos 14 meses, a Clínica Municipal de Fisioterapia de Mucuri tem desempenhado um papel crucial na vida de muitos residentes, fornecendo uma ampla gama de serviços essenciais e se tornou um marco em cuidados humanizados. Trata-se de um equipamento da Prefeitura de Mucuri sob comando da Secretaria Municipal de Saúde que se estabeleceu como uma fonte confiável de apoio à saúde na comunidade. Estamos munidos de profissionais extremamente competentes e comprometidos, todos os nossos fisioterapeutas são especialistas em alguma área do seu campo de atuação, detalhe que nos dá uma segurança muito grande”, enfatizou a coordenadora geral Soraya Campelo.
No seu discurso o chefe de Gabinete e secretário Municipal de Administração, o advogado Robson Carlos Pereira Silva, disse que a beleza e a funcionalidade da Clínica que foi entregue ao povo do distrito de Itabatã é mais um equipamento histórico para o município de Mucuri em virtude da qualidade da obra, espaço, conforto e, isso demonstra o compromisso do gestor municipal em proporcionar uma melhor qualidade de vida aos munícipes, priorizando e ampliando os serviços prestados pela saúde pública. “A unidade é linda, uma obra da melhor qualidade, uma estrutura física e profissional capaz de oferecer tratamento de qualidade e com disponibilidade de espaço à população usuária”, disse o secretário Robson Carlos
Durante sua fala, o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, disse que a 1ª Clínica Municipal de Fisioterapia de Itabatã, é uma conquista que vai oferecer a ampliação e a qualificação de atendimentos a essa demanda importante de assistência aos pacientes com sequelas respiratórias e físicas, além de estar alinhada ao compromisso de aprimorar a assistência especializada em saúde com equipamentos modernos e técnicas inovadoras. O secretário Fernando Jardim informou que pacientes acamados e de fluxo rápido, contarão com aparelhos e equipamentos de alta qualidade para atender com excelência a população do distrito de Itabatã, tudo de forma gratuita, com profissionais especializados.
“Tanto nossa Clínica Municipal de Fisioterapia de Mucuri quanto a unidade de Itabatã que estamos entregando, nos chega totalmente equipada com diversos aparelhos inovadores e atenderá crianças, adultos e idosos, num ambiente que possibilite melhores resultados na reabilitação dos pacientes. Toda esta obra não só nasceu da vontade política e da ideia, ela nasceu primeiro no coração do nosso gestor municipal – e, por isso, que esta unidade também nasce exclusiva para servir de forma humana a todos aqueles que vier a precisar do serviço de reabilitação fornecido pelo município de Mucuri. Isso tudo é feito em benefício da população e, sem dúvida, este foi um passo muito grande do nosso servidor número 1, que nos deixa muito feliz por saber que tudo isso que os senhores conhecerão agora, foi planejado durante o início da sua gestão, pois foi pensado em como melhor servir o povo, que estamos conseguindo realizar este sonho também no distrito de Itabatã no dia de hoje”, salientou o secretário de saúde Fernando Jardim.
A primeira-dama Lucimara Souto Figueiredo, carinhosamente conhecida pela população por “Lucinha”, celebrou com grande entusiasmo a inauguração da Clínica Municipal de Fisioterapia no distrito de Itabatã. Durante a cerimônia de abertura, Lucinha destacou que a clínica é um exemplo notável de infraestrutura bem planejada, ressaltando seu design atraente e moderno que proporciona um ambiente acolhedor e funcional. Ela elogiou a iniciativa da administração municipal em equipar a clínica com os mais avançados aparelhos, garantindo que os pacientes terão acesso às melhores tecnologias disponíveis para tratamentos fisioterapêuticos. Além disso, Lucinha enfatizou a alta competência dos profissionais que atuarão na clínica, sublinhando que eles foram cuidadosamente selecionados para assegurar um atendimento de qualidade superior. Segundo ela, a presença de uma equipe qualificada é fundamental para oferecer um serviço de excelência aos usuários, contribuindo significativamente para a melhoria da saúde e bem-estar da comunidade local.
O secretário Municipal de Obras e Planejamento de Mucuri, o engenheiro civil Victor Augusto Souza Santos, explicou que o prédio passou por readequação total, com obras que qualificaram o local com os devidos preceitos arquitetônicos para que unidade possa acolher toda a estrutura da Clínica Municipal de Fisioterapia. Segundo o secretário Victor Augusto, os usuários do serviço estão encontrando um espaço moderno, confortável e bem localizado, o que garantirá um melhor atendimento à população, inclusive com espaços físicos divididos em: recepção, ginásio, triagem, clínica fisio, sala de eletroterapia, consultório, sala de pediatria, sala de reabilitação físico-monta, salas terapêuticas, banheiros adaptados, copa e vários outros espaços.
Durante a inauguração da Clínica Municipal de Fisioterapia de Itabatã, foi inaugurada também a iluminação de LED da Avenida Marieta Gazzinelli, com 1.900 metros de extensão. O secretário Municipal de Obras e Planejamento, Victor Augusto, disse que utilizar lâmpadas de LED, que iluminam melhor, são mais econômicas, menos poluentes e deixam a cidade mais bonita e segura para a população. O secretário lembra que Mucuri foi o primeiro município do extremo sul baiano a entrar no início de 2022 na tecnologia da luminância das cidades inteligentes e a ter as lâmpadas comuns substituídas por LED na iluminação pública de todos os seus aglomerados urbanos. Desde que implantou o novo e moderno sistema de iluminação de LED, Mucuri vem economizando 55,53% no consumo de energia na iluminação pública do município.
Fonte:ASCOM/Mucuri