Chegamos a última semana das eleições 2024 em Mucuri com o cenário se consolidando com Robertinho (União Brasil) e Paulinho de Tixa (PSB) disputando a preferência do eleitorado de Mucuri, numa disputa tão acirrada quanto a eleição de 2020 quando Robertinho se elegeu com apenas 117 votos de frente em relação a Paulinho de Tixa.
Por fora correm Gelson da Padaria (PSD) e Junior da Tarumã (PL). Gelson declara ser o candidato da preferência do Governador do Estado Jeronimo Rodrigues (PT) e conta com o Partido dos Trabalhadores em sua coligação. Todavia, tenta dividir as atenções do eleitorado Bolsonarista com Junior da Tarumã. Enquanto Gelson declarou apoio a Bolsonaro em 2018 e em 2022, Junior da Tarumã (que foi candidato a vice de Gelson em 2020) é o único a receber apoio formal do ex-presidente em Mucuri.
O discurso dúbio de Gelson em relação à candidatura de presidente em 2022 se reflete também no discurso em relação ao apoio do governador. Em recente visita ao município do Prado, Jeronimo gravou vídeos de apoio a Gelson mas também gravou vídeo de apoio a Paulinho de Tixa, que além de apoiar Lula nas eleições presidenciais, declarou apoio a Jerônimo no segundo turno da eleição para governador, por intermédio de Rui Costa.
Pesquisas recentes divulgadas em veículos de comunicação indicam um quadro de incertezas em relação ao resultado da eleição de prefeito no próximo domingo. Pesquisas registradas que esta reportagem teve acesso, variam em relação ao líder da disputa, ora colocando Paulinho de Tixa à frente, ora colocando Robertinho como líder das intenções de voto. O que todas as pesquisas se assemelham é em relação ao pelotão de baixo, tendo ambas Gelson da Padaria em terceiro e Junior da Tarumã em último.
Analistas políticos da região apontam que a candidatura de Gelson é hoje elemento essencial ao projeto do candidato a reeleição Robertinho em Mucuri. Gelson concentra sua votação no distrito de Itabatã, mesmo reduto de Paulinho de Tixa e localidade onde Robertinho historicamente apresenta um elevado índice de rejeição e nunca recebeu votação expressiva. A campanha de Robertinho se fortalece na medida em que Gelson tira votos de Paulinho em Itabata. Segundo esses mesmos analistas, foi justamente esse contexto que deu a vitória a Robertinho nas eleições de 2020, mesmo que por um placar tão apertado.
As campanhas se intensificam nesta reta final, Robertinho apostando na máquina pública com entrega de reformas, Paulinho de Tixa apostando alto nas visitas porta a porta e Gelson da Padaria e Junior da Tarumã jogando suas fichas na campanha das redes sociais.
Resta saber como o eleitor de Mucuri vai encarar essa reta final, se o chamado voto útil de quem rejeita o atual prefeito dará a vitória a Paulinho de Tixa, único com condições de enfrentar de fato o atual prefeito, segundo as últimas pesquisas. Ou se o eleitor, especialmente o de Itabata irá apostar no projeto de Gelson da Padaria, mesmo que com isso ajude a reeleger o atual prefeito Robertinho.